10 passos para melhorar as suas habilidades em Photoshop

10 passos para melhorar as suas habilidades em Photoshop

O Photoshop é uma ferramenta incrível para design gráfico, mas certamente obriga a uma aprendizagem agressiva por parte dos novos designers, e naturalmente existe sempre algo a melhorar para todos aqueles que já dominam a ferramenta. Se você trabalha actualmente como designer e pretende melhorar as suas habilidades, provavelmente já se apercebeu que o tempo e a disponibilidade são o seu maior obstáculo.

Caso esteja neste impasse, você terá de desenvolver um plano para melhorar as suas habilidades passo-a-passo no tempo que você tem disponível para si próprio. Se você é um aspirante a designer, provavelmente não faz ideia de por onde começar para atingir o sucesso que tanto deseja, ou simplesmente o mesmo sucesso que muitos designers de topo apresentam por essa internet fora. Neste artigo, iremos analisar 10 passos que você poderá dar de forma progressiva para construir as suas habilidades utilizando o Photoshop, utilizando maioritariamente recursos disponíveis gratuitamente.

1. COMECE PELOS TUTORIAIS

O PontoBit tem como objectivo focar-se no desenvolvimento de tutoriais e artigos de grande qualidade. Tal como o PontoBit, existem inúmeros websites e blogs que publicam diariamente tutoriais para Photoshop. Todos estes sites são recursos valiosos para melhorar as suas habilidades, quer você deseje melhorar habilidades específicas ou melhorar genericamente.

Para retirar o máximo de potencial dos sites de tutoriais que estão disponíveis por essa internet fora, recomendamos que você subscreva alguns deles e tente focar-se na leitura diária dos conteúdos publicados (poderá também marcar e guardar outros sites de tutoriais que encontre no futuro). Com a quantidade de conteúdos que são publicados nos dias de hoje, você nunca conseguirá experienciar todos os tutoriais, sendo que provavelmente nem todos eles são interessantes para si.

Ganhe o hábito de seleccionar 1 ou 2 tutoriais por semana para realizar. Para a maioria de nós, aprender é muito mais fácil quando se coloca as mãos nas ferramentas e se tenta executar os problemas, portanto, é essencial trabalhar através dos tutoriais, ao invés de pesquisar apenas por eles e lê-los. Se você utiliza o Google Reader, recomendamos-lhe que crie uma pasta para os tutoriais que gosta mais. Assinale-os com uma estrela e vá tentando cumpri-los sempre que possível.

Um ótimo site com bons tutoriais traduzidos é o Tutoriais Photoshop

2. EXPERIMENTE

A melhor forma de aprender alguma coisa nova, é você experienciá-la por si próprio. Embora seguir tutoriais possa ser uma ajuda incrível, você deverá retirar também algum do seu tempo para experimentar por si próprio e analisar que tipo de projectos consegue criar. Poderá tentar aplicar conhecimentos que adquiriu em tutoriais, ou simplesmente experimentar habilidades com as quais não está muito familiarizado. O Photoshop oferece tantas funcionalidades diferentes, opções e competências, com as quais você terá de se familiarizar, principalmente para compreender o seu potencial.

A experimentação livre pode abrir-lhe as portas à criatividade e ajudá-lo a adaptar-se mais confortavelmente ao Photoshop. Para que você consiga a longo prazo colocar as dicas e aprendizagens dos outros websites em prática. Existem provavelmente alguns tutoriais que o ensinam a fazer exactamente aquilo que você necessita, embora muito provavelmente a grande maioria o ensine uma determinada técnica ou habilidade que poderá utilizar nos seus projectos. Terá de ser você a filtrar aquilo que realmente lhe poderá ser útil ou não.

Quando se trabalha na base da experimentação, o importante é você encontrar uma metodologia de trabalho que se enquadre com uma aprendizagem evolutiva. Eu gosto de trabalhar com imagens grandes, por exemplo, para recriar ambientes e banners que se enquadrem em artigos. Isso dá-me também uma visão mais periférica sobre para onde desejo ir e o que desejo criar.

3. COMECE COM O FUNDAMENTAL

Existe tanto para aprender com o Photoshop e tantas possibilidades, que se torna essencial conhecer o básico e o fundamental antes de tentar avançar para grandes projectos. Tal como praticamente em tudo, a fundação do seu conhecimento em Photoshop é crítica no seu desenvolvimento futuro. Se você é novo na matéria, não deverá recorrer a tutoriais e técnicas avançadas, mas sim concentrar-se em conhecer o básico antes de tudo o resto.

Os colegas do website “Elite by Design” publicaram uma excelente série (em inglês) dividida em três parte, sobre como dominar o Photoshop em apenas uma semana. A primeira parte dessa série começa com alguns tutoriais sobre as básicas do Photoshop, incluindo do interface, as ferramentas, atalhos, e muito mais. Ter um conhecimento profundo e sólido destes elementos básicos, irá tornar-lhe o caminho muito mais simples e atractivo quando desejar recorrer a métodos mais avançados. A segunda parte da série centra-se em pormenores como a tipografia, componentes web e manipulação de imagens. A Terceira parte é dedicada a tutoriais mais avançados.

4. PARTICIPE EM GRUPOS E RECEBA FEEDBACK

Depois de você aprender com tutoriais e ter realizado algumas experimentações por sua conta e risco, é extremamente importante começar a receber feedback e criticas construtivas de outros designers. Existem vários grupos de designers gráficos por essa internet fora, que são excelentes fontes de feedback. A grande maioria dos websites e blogs dedicados a esta área oferecem grupos no Flickr, embora existem dezenas de grupos não associados a websites.

Grupos deste tipo são locais fantásticos para receber e dar feedback sobre trabalhos e experimentações. Poderá e deverá envolver-se nestes grupos através do seu próprio feedback ao trabalho de outros designers, sendo que provavelmente irá receber comentários de resposta aos seus próprios trabalhos. Se está interessado em receber feedback sobre as suas experimentações, os grupos do Flickr são sem dúvida a nossa grande recomendação.

5. BLOGUE SOBRE PHOTOSHOP OU DESIGN

Se o seu objectivo é melhorar as suas habilidades em Photoshop, escrever sobre o assunto irá ajudá-lo a manter-se activo na procura das suas necessidades e conhecimentos, obrigando-o a enrriquecer-se continuamente. Trabalhar em conteúdos para blogs será seguramente uma experiência educacional incrível para si. Nem todos os blogs são escritos por experts na matéria, sendo que a grande maioria não é mesmo.

A partir do momento em que as suas habilidades se desenvolveram até um determinado ponto, você provavelmente irá começar a interessar-se sobre a possibilidade de escrever para outros blogs. A grande maioria dos blogs de topo paga a designers e blogueiros pelos conteúdos escritos, e muitos outros blogs estão abertos a conteúdos de convidados.

6. SUBSCREVA GALERIAS ONLINE

As galerias online que apresentam trabalhos de qualidade incrível e de vários artistas são na nossa opinião uma fonte de inspiração fantástica. Esta inspiração irá ser-lhe particularmente útil quando você procurar por em prática as suas experimentações, criando resultados impressionantes. As galerias são igualmente fantásticas porque permitem uma pesquisa simplificada por vários items, e adicionalmente permitem a subscrição por email ou RSS.

Existem galerias para praticamente todo o tipo de propósitos. Se você trabalha em Photoshop, provavelmente o ideal seria subscrever galerias de web design ou CSS. Algumas das melhores galerias do mundo são: Best Web Gallery, CSS Mania, CSS Drive, e CSS Elite. Se você está focado noutros tipos de design, provavelmente poderá gostar de algumas destas nossas recomendações: Galeria de Blogs, Design Flavr, UCreative, FAVEUP, Logo Pond e Design Snips.

Em adição às galerias online, as redes sociais de criatividade são também excelentes fontes de inspiração para designers. Além de serem um local onde você poderá publicar os seus trabalhos, você poderá igualmente consultar os trabalhos de milhares de designers e criativos de todo o mundo. Os melhores sites nesta categoria são: Behance, Carbonmade, e deviantART.

7. SIGA UM EXPERT

Independentemente da área em que você se encontra, seguir e aprender com um expert pode ser incrivelmente benéfico, e o design gráfico não foge à regra. Se você pretende tornar-se num designer de referência, porque não procurar por alguém que você admire e prestar atenção ao seu trabalho e carreira? Felizmente, nos dias de hoje praticamente todos os grandes experts oferecem múltiplos recursos online, nomeadamente blogs, perfis no twitter e facebook, galerias de arte digital, entre outras, que você poderá acompanhar facilmente.

Se neste momento você não tem ninguém em mente, tome atenção aos grupos do Flickr que você visita, analise cuidadosamente as galerias de CSS, ou procure por um escritor de tutoriais que lhe agrade. Muitas vezes é possível criar e manter contacto com indivíduos deste tipo, seja através das redes sociais ou dos emails.

8. LEIA MAGAZINES DE DESIGN

Um dos grandes problemas da proliferação da internet é que nos dias de hoje existem tantos recursos online, que a grande maioria dos internautas acaba por se esquecer das qualidades dos recursos que existem offline. Nunca se esqueça que embora você consuma muita informação online, provavelmente irá estar a perder alguns recursos importantes no que toca a magazines e revistas da área.

Em adição ao aspecto da inspiração, os artigos em magazines são normalmente um bocadinho diferentes do tipo de conteúdos que você consome online em blogs. Se você deseja formar-se de uma forma completa, procure algumas magazines relacionadas com design e analise os conteúdos que o atraem. Considere também dar uma vista de olhos pelo artigo 10 Amazing Graphic Design Magazines.

9. PARTICIPE EM COMPETIÇÕES DE DESIGN

Assim que você começar a sentir-se confortável com a sua progressão em Photoshop, poderá desafiar-se a si próprio e ao mesmo tempo divertir-se, participando em competições de design. Na grande maioria dos casos haverá prémios em jogo e muito provavelmente você irá levar a sua criatividade e potencial ao limite. Outro dado interessante é o facto de você estar constantemente em contacto com o trabalho de outros designers, trabalho esse que lhe poderá providenciar inspiração e vontade de melhorar as suas competências técnicas.

Embora o grande objectivo de uma competição seja ganhar, você irá beneficiar imenso simplesmente pela sua participação. Existem muitos blogs, que de tempos a tempos correm concursos e promoções junto dos seus leitores.

10. QUAL É A SUA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM?

Gostariamos imenso de saber que tipo de esforço e trabalho é que você desenvolve em torno da aprendizagem com Photoshop e design gráfico na sua generalidade. Deixe o seu comentário e links se necessário!

Fonte: http://www.escolacriatividade.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Estúdio Pirata | Designed by Denis Vasconcelos.